A alfazema, de nome científico Lavandula angustifolia Chaix & Kitt, popularmente chamada de lavanda, lavândula ou nardo é uma planta medicinal, muito aromática e embora nativa do espaço ocidental do mar mediterrâneo, está presente atualmente em todo o mundo. Esta planta cresce de forma semelhante a um arbusto que atinge uma altura de 60 cm, produzindo flores violeta em suas hastes.
Para que serve a Alfazema
A alfazema serve para: acalmar, melhorar a digestão, combater a alergia à picada de insetos e conferir mais energia, estados psicológicos de inquietação, perturbações do sono, irritação gástrica, flatulência, colites nervosas, dispepsia nervosa, má circulação e hipotensão arterial, exaustão física.
Propriedades da Alfazema
A alfazema possui propriedades anti-sépticas, antiespasmódicas, analgésicas, cicatrizantes, antiasmáticas, anticonvulsivas, sudoríferas e que ajudam na redução dos gases intestinais.
Modo de uso da Alfazema
- Infusão: 70 g de flores em 1 litro de água fervente.
- Culinária: pode fazer parte de umas misturas para tempero ou como aromatizante em sobremesas como sorvetes, cremes, e molhos doces.
- Chá: Para combater a irritação gástrica ou a flatulência, coloque 1 colher de chá de flores em 250 ml de água e deixe descansar por 5 minutos, coe e beba ainda morno.
Efeitos colaterais da Alfazema
Pode causar sonolência
Contraindicações da Alfazema
Em caso de úlceras gástricas.
A Alfazema é muito perfumada e sempre tenho em casa.