Nós, mulheres e donas de casa, 7 dias por semana sabemos que uma coisa é certa: uma grande parte do rendimento mensal lá de casa vai para a alimentação. E sim, a alimentação é essencial. Não podemos cortar como cortamos num par de calças ou numa ida ao cinema mas podemos aprender algumas dicas para poupar ao final do mês. A ideia não é deixar de comer bem nem com todos os nutrientes indispensáveis, não é fazer menos uma refeição por dia nem comer só sopa em todas as refeições, nada disso!
Conheça alguns truques muito simples e que consistem essencialmente no sentido de oportunidade, no planejamento e no reaproveitamento do que tem na geladeira. Confira as dicas e se está colocando tudo em prática.
- Dica 1: Escolha as marcas brancas. Não pense coisas erradas, isso de se achar que os iogurtes do supermercado X têm menos qualidade ou menos nutrientes que os de marca é um mito. Esses iogurtes são fabricados nas indústrias das grandes marcas, podem é levar menos leite ou menos um morango, mas não julgue que o supermercado X tem uma fábrica de iogurtes só para ele. Confie, vai ver que não vai ficar mal servida.
- Dica 2: Comprar fruta e legumes da época sai muito mais barato. Por exemplo, Julho é a época para o morango aparecer. Se comprar um morango em Janeiro, ele vai ser muito mais caro. Faça uma pesquisa, há legumes e fruta para todos os meses. Já para não referir que na época delas, as verduras são muito mais saborosas.
- Dica 3: Aproveite todas as sobras. Esta é mais do que conhecida. Não desperdice nada, faça uma massa, faça uma quiche, um risoto, um omelete. Se juntar as sobras que tem na geladeira vai ver que descobre umas receitas saborasas para fazer.
- Dica 4: Planeje a ida ao supermercado. Uma dica famosa e fundamental. Faça uma lista do que precisa (se quiser planeje logo as refeições para toda a semana), não leve as crianças e não vá com fome. Traga exatamente o que escrever e não se deixe atrair pelo que não precisa. Procure se existem promoções nos produtos que precisa e lembre-se que há artigos que fica mais barato comprar em porção familiar do que individual. Se assim for, compre e depois quando chegar a casa, divida as porções.
- Dica 5: Evite comprar bolos, sobremesas e refeições já prontas no supermercado. Cozinhe tudo em casa, sabe porquê? Vai-lhe custar metade do que lhe custa o pronto.
- Dica 6: Ter uma panela de sopa sempre feita é um óptimo aliado à poupança. A sopa é uma refeição barata e que por vezes pode servir de refeição completa se acompanhar com uma torta ou pães. Não é todos os dias, mas de vez em quando é uma boa opção. Para além de que se comer sopa antes da refeição ajuda a diminuir a quantidade que vai comer depois.
- Dica 7: Compre um peixe, mas ninguém come a cabeça? Aproveite-a para uma sopa. Fez uma salada mas ninguém gosta dos talos da alface? Congele-os e depois ponha-os na sopa. Coisas deste género são muito úteis e permitem-lhe poupar bastante.
Fonte: http://www.mulhersaudavel.com.br/
acho muito boas as dicas da cozinha Tudo. bem precisamos e ao menos vamo-nos ajudando umas as outras e aprendendo a economizar alguma coisa e tambem dando dicas para animar os dias alegrando as casas com lindos arranjos e comeraçoes como Pascoa Anos Natal etc.
Mirita,
Este é o objetivo de nosso site, falo nosso, pois ele é de todos nos.
CozinhaTudo foi criado para unirmos e como mesmo disse: trocarmos ideias e experiencias, pois a vida é um constante aprendizado.
Boa Semana,