Maple Syrup o xarope mais saboroso
Xarope de ácer ou xarope de bordo, conhecido como maple syrup e sirop d’érable nos Estados Unidos e no Canadá, é um xarope extraído da seiva bruta de árvores do gênero Acer, sobretudo Acer nigrum e Acer saccharum, cujo nome comum, no Brasil, é bordo. Acer que em sua maioria ultrapassa os 200 anos de vida. A partir de 1965, a bandeira do Canadá recebeu em seu “desenho” a folha da “Maple tree” no centro.
A seiva bruta é extraída das árvores no final do inverno e início da primavera norte-americanos, quando o metabolismo das árvores ainda está reduzido, como resultado do rigoroso inverno (sobretudo no Canadá).
Uma vez o metabolismo das árvores restabelecido, nota-se a reincidência da seiva elaborada, rica em minerais e moléculas orgânicas complexas. Contrariamente à seiva bruta, ingrediente-chave na produção do xarope de bordo e que proporciona seu gosto adocicado característico, a seiva elaborada é de um gosto amargo, impróprio para a produção do xarope de bordo tradicional.
A normalização do metabolismo das árvores e a volta da seiva elaborada determinam o fim da temporada de produção do xarope de bordo.
A produção de Maple Syrup não demanda muito trabalho e etapas, e é feita apenas uma vez por ano, sempre na primavera. Durante o frio, ocorre um armazenamento de amido nos troncos e nas raízes das árvores. Com a chegada da primavera e as temperaturas mais quentes, o amido é transformado em açúcar. A partir disso, a seiva é retirada dos troncos das árvores através de um bico, e fica pendurado um balde com um guincho para ir armazenando o liquido obtido.
Muito produtores locais possuem mais de 50 mil torneiras fincadas nas arvores de maple. A segunda etapa da produção consiste no cozimento da seiva, onde a água irá evaporar, e deixar um xarope bem grosso e caramelizado. A redução irá apurar o sabor do xarope ainda mais, tornando-o muito especial e saboroso. Após certificar de que o liquido está na textura ideal, ele é filtrado para remoção dos resíduos, tem sua densidade ajustada, e são classificados de acordo com cor e sabor.
A classificação do Maple Syrup é feita por “notas”, mas é importante ressaltar que ambos possuem alta qualidade, a mesma quantidade de açúcar, e a mesma densidade. A diferença entre os xaropes está na intensidade do sabor e na cor. Todo o processo de produção é 100% natural, sem a adição de qualquer tipo de aditivo, justamente para aproveitar o maravilhoso sabor do açúcar natural da árvore.
Vários outros produtos podem ser feitos com o Maple, além do xarope , eles também fazem açucar, cremes, balas, e tudo muito saboroso…
Neste site você encontra todas as informações: http://vermontmaple.org/
Fonte: Folha de SP, wikipedia ,
Confesso que fiquei confuso com a afirmação de que é a seiva bruta que dá sabor adocicado. Até onde sei o produto da fotossíntese é o açúcar e esse é percorrido pelo floema (seiva elaborada) então como pode o floema interferir negativamente na produção desse “mel”?